Dia de #tbt | Diversificação da Agricultura Familiar

Agricultura, Meio Ambiente e Economia

04/04/2024


Como todos sabem, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri) tem investido na diversificação da agricultura familiar em Barra do Choça. Dentre as culturas trabalhadas pela SEMAGRI estão os citros, o abacaxi, a mandioca, as frutas vermelhas e a  inserção da piscicultura.


O principal objetivo dessas ações é permitir que os produtores, além de cultivar café, possam diversificar suas atividades agrícolas, visando aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda familiar. 


O marco inicial do projeto foi o 1º Encontro de Diversificação para a Agricultura Familiar, realizado em 2021. Nesse evento, os produtores tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por especialistas, nas quais foram apresentadas estratégias para ampliação produtiva, técnicas inovadoras, tecnologias de baixo custo e outras informações relevantes.


Um exemplo dessa vasta possibilidade de plantio no município foi a cultura do morango, em que a Semagri realizou aulas de campo, formações e parcerias para a inserção das culturas de frutas vermelhas. Uma das ações marcantes da diversificação foi a entrega de mais de 13 mil mudas de morango importadas da Argentina, destinadas a 14 famílias de produtores rurais. Ao todo, cada produtor recebeu 920 mudas. 


Os produtores do núcleo receberam todo o suporte da Semagri. Esse apoio foi fornecido por meio de capacitações, acompanhamento técnico e avaliação de plantio e produção. Com base nos dados coletados, foram fornecidas indicações sobre as melhores formas de irrigação, controle de pragas, doenças, nutrição e adubação. O objetivo foi otimizar os recursos disponíveis e promover uma produção mais sustentável. 


Toda essa ação conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ligada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada) e a Cooperativa Mista de Pequenos Cafeicultores (Cooperbac).


Por Ascom/PMBC