Prefeito Oberdan cobra da Embasa melhorias no serviço de abastecimento de água

Agricultura e Meio Ambiente

28/01/2022

“As pessoas que convivem com o problema de abastecimento e qualidade da água estão em Barra do Choça. O que acontece aqui não se vê em outros lugares”, declarou o prefeito Oberdan Rocha aos representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). 

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Oberdan Rocha e o vice, Naelton Freitas, receberam Manoel Carlos Marques, gerente da unidade de abastecimento da Embasa, Álvaro Aguiar, gerente operacional e engenheiro da empresa e Gilmar Costa, responsável pela contratualização, para tratar sobre a precariedade e serviço instável realizado no município. 

Para isso, contou também com a presença do presidente da câmara de vereadores, Ronaldo Lima, que falou sobre a penalização sofrida pela população na distribuição desigual da água e, na oportunidade, cobrou da Embasa os compromissos feitos perante a Casa Legislativa, como o abastecimento de localidades rurais. 

Entre os presentes, os secretários Eric Fabiano, de Administração, Crésio Lima, de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri) e Pedrinho Pereira, de Infraestrutura e Estradas foram enfáticos quanto ao desrespeito da empresa com o município, que sofre há anos com um serviço de péssima qualidade. 

“No temos garantia alguma de uma boa distribuição da água, enquanto Vitória da Conquista não passa por dificuldades de abastecimento. Isso é inaceitável. Barra do Choça merece, no mínimo, respeito e o olhar cuidadoso da Embasa”, disparou Crésio Lima. 

Já o secretário responsável pela pasta administrativa relembrou as diversas lutas do poder público frente à empresa e citou a falta de compromisso com a população. “Essa situação já não é mais aceitáve, há anos vivemos os mesmos problemas em relação à água. Como a Embasa permite que isso aconteça às vésperas da finalização do processo de saneamento básico do município?”, pontuou Eric Fabiano. 

Em sua fala, Pedrinho Pereira, reforçou a insatisfação popular e clamou pelo abastecimento dos povoados, promessa antiga da Embasa. “O que temos visto saindo das torneiras não é água, é lama”, declarou. 

Em resposta, Manoel Carlos Marques, gerente da unidade de abastecimento da localidade, acatou as reclamações e garantiu que as causas estão sendo apuradas internamente. Marques, que está à frente da gerência há três meses, garantiu que melhorias já foram solicitadas para reparar os problemas vividos pela população. Entre elas, a melhoria da estrutura da fonte de captação, ampliação da rede e bomba para injetar mais água na estação, novos pontos de descarga de rede e análises diárias da água de diferentes pontos da cidade.

“Para mim, essa é uma situação inaceitável e todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para entendermos o que aconteceu. Esse é o nosso trabalho. Prestarmos um serviço de qualidade para sermos esquecidos, para que todos tenham água de qualidade em suas casas.”, esclareceu Marques. 

Ele ainda falou sobre o plano de ação da Embasa, feito para solucionar os problemas enfrentados no município. “Temos agido de forma pró-ativa, mas eventualidades vem acontecendo, por isso estamos nos mobilizando para solucionar. Essa é a função, também, do plano de ação que elaboramos”, explicou o gerente.

Oberdan cobrou, duramente, prazos para a normalização do serviço e citou localidades da sede e zona rural que têm sofrido com a carência da água. Ele falou ainda sobre os compromissos e condicionantes acordados com a empresa que foram esquecidos. 

“Temos três caminhões pipas permanentes para abastecer localidades rurais, mesmo nós sendo a caixa d’água da região. O investimento que vem sendo feito aqui é somente para abastecer Conquista, não Barra do Choça, que provém a água. É preciso uma solução, cadê o cumprimento do contrato?”, indagou o prefeito.

Manoel, na condição de responsável pelo abastecimento da região, se comprometeu a fazer o envio dos prazos de atendimento e atualizar a Gestão sobre o status do que já foi demandado. Álvaro Aguiar citou a existência dos projetos de abastecimento para as localidades do Espírito Santo, Canudos, Pescoço de Félix e Santa Branca. Esta última com começo imediato. 

#Embasa #Água #PMBC #BarraDoChoça