Jiboia de quase dois metros é devolvida à natureza

07/01/2022

Uma jiboia de aproximadamente 2 metros de comprimento foi capturada por um proprietário rural de Barra do Choça conhecido como Nem de Alfa. O animal foi encontrado no chiqueiro da fazenda, próxima ao Bom Retiro, nesta quinta-feira, (06/01).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Cresio Lima Jr. o dono da fazenda capturou e levou a serpente para que o Departamento de Meio Ambiente tomasse as devidas providencias no sentido de devolvê-la para o habitat. A veterinária Vanessa Amorim aferiu a saúde do animal e acompanhou todo o processo de soltura numa área preservada.

Buscando preservar a vida dos animais que chegam na secretaria, os servidores não informaram o local de soltura. Além da segurança, a medida desencoraja caçadores e traficantes de animais vez que essas espécies de cobra tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial da sua pele e sua carne. Além disso, são também comercializados como animais de estimação.

As jiboias são animais predadores e apresentam os ossos do crânio e da mandíbula móveis. Dessa forma, conseguem capturar grandes presas. Alimentam-se mamíferos como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves entre outros animais. Geralmente, matam suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo e impede a chegada de oxigênio aos órgãos.

Por Ascom/PMBC