Café da Barra na China: representante de banco chinês visita Cooperbac

Agricultura, Meio Ambiente e Economia

24/11/2021

A Cooperbac irá fornecer 120 toneladas de Café Arábica em um contrato que tem o período de seis meses. O preço da saca de 60 kg do café será o da cotação do dia.

A reunião foi realizada no fim da manhã desta quarta-feira (24) e contou Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, Levi Martins, Sênior da CBB, Temístocles J B Sousa, gestor de negócios da CBB, dentre outros.

Levi visitou a empresa para conhecer o potencial que ela tem para exportação de café para China, país que tem consumido o café cada vez mais.

Naelton Freitas destacou sobre o incentivo que Barra do Choça tem dado para o associativismo e cooperativismo, ele frisou que o município tem se preocupado em incentivar o produtor da agricultura familiar.

“O nosso município tem se preocupado em dar esse suporte ao produtor. Ações como essa em que o agricultor vê suas produções serem vendidas para outros lugares e até outros países é um sonho realizado. Espero que possamos fazer isso com as outras culturas também”, disse o vice-prefeito.

Crésio Lima informou que Barra do Choça é destaque na Bahia, por isso que precisa ser valorizada.

“Somos reconhecidos pela nossa agricultura e diversidade de caráter familiar, essa é a razão de investirmos em outros cultivos. Oferecemos esse suporte ao agricultor, como capacitações, cursos e suporte técnico profissional para realizarmos esse desejo. Nossa terra é boa, temos que aproveitar”, enfatizou Lima para o representante.

Levi Martins agradeceu e elogiou os gestores e Joara pelo incentivo aos pequenos agricultores e pela coragem e ousadia em sonhar alto e querer comercializar com outro país.

"Estamos aqui pela sua importância no Brasil, é importante para o país pois esse café foi preparado para ir para o mercado chines. Isso é um exemplo para os outros. A Cooperbac teve a preocupação com os pequenos detalhes em oferecer um café que seja apto de forma técnica e cultural para a China”, descreveu o empresário Levi Martins.

Ele falou sobre sua preocupação em encontrar um produto e comercializá-lo e que seja de qualidade. Além disso, como a indústria alimentícia funciona na China e as melhores formas que a Cooperbac poderá adotar para conseguir conquistar o mercado local, como ela deverá lançar o produto, o idioma que deve ser utilizado e a melhor forma da embalagem ser produzida.

Enquanto falava, ele havia contado que quando esteve no país asiático pode notar diversos pontos fortes que poderiam ser aproveitados pela cooperação, a China apresenta um poder de compra forte e a cultura do café tem sido promissora no local, visto que os chineses têm aderido a essa bebida.

No fim de sua explicação, Levi ainda se disponibilizou a Barra do Choça em oferecer sua consultoria de forma gratuita e discutir sobre novas culturas e propostas a serem colocadas no município e novas regiões.

Joara receberá da empresa CBB as informações e correções necessárias para que o produto possa ser comercializado no país chines.

O representante ainda ofereceu a Naelton Freitas a proposta de juntos criarem capacitações para os agricultores para que eles possam otimizar suas produções.

A Cooperbac é uma das empresas da Bahia mais importantes, tem quase 15 anos de atividade com a produção de 100% do café arábica, com diversas parcerias e 324 agricultores ligados na sua produção, além disso conta com a parceria de produtores com outras culturas como, hortifrutas, farinha e a cachaça.