Funcionários das USFs de Barra do Choça passarão por capacitação

Saúde

24/11/2021

As 12 USFs (Unidades de Saúde da Família de Barra do Choça) passarão por uma capacitação chamada de Acolhimento Pedagógico, com vistas à melhoria dos serviços aos cidadãos da zona urbana e rural.  

A capacitação será de responsabilidade do psicólogo e facilitador Edgard Filipe Carvalho de Oliveira e o educador físico Fagner Lacerda, integrantes da equipe Multi da Secretaria Municipal de Saúde e que entre segunda e esta quarta-feira (24) participaram da Qualificação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A preparação foi para promover o desenvolvimento e as competências pedagógicas dos facilitadores para conduzir as equipes no território.

O Acolhimento Pedagógico introduz temas estruturantes para o desenvolvimento dos serviços na Rede de Atenção à Saúde (RAS), considerando a Atenção Básica como ordenadora da rede e coordenadora do cuidado.

Dentre estes temas, estão: Conceito ampliado de saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Modelos de Atenção à Saúde no Brasil; Políticas Públicas de Saúde; Participação e Controle Social; Rede de Atenção à Saúde; Integração de ações da Atenção Básica e Vigilância à Saúde; Territorialização; Planejamento e Programação Local em Saúde – PPLS; Ferramentas para o trabalho em equipe com o usuário, com as famílias e com a comunidade; Educação Permanente – tema transversal.

O Acolhimento Pedagógico utiliza como estratégias metodologias ativas, aprendizagem significativa (conteúdo ensinado faz sentido para quem aprende) e atividade prática em relação à teoria (Práxis).

De acordo com Edgard Filipe, em Barra do Choça, as capacitações nas USFs devem ocorrer a partir de 2021, em cronograma que será definido pela Sesab. A duração das capacitações deve durar entre 7 a 8 meses, para ser completa em todas as USFs.

Por Ascom/PMBC