Especialista ensina como usar a adubação organomineral na produção de café

Agricultura, Meio Ambiente e Economia

24/11/2021

A Prefeitura Municipal de Barra do Choça realizou na manhã desta quarta-feira (24), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri), por intermédio da Natufert, uma palestra sobre Adubação Organomineral no Café Arábica.

A palestra foi realizada pelo engenheiro agrônomo Maurício Cota, que explicou para os agricultores sobre a adubação nas plantações de café, bem como o aumento da produtividade do cafeeiro com esse fertilizante que é composto por elementos orgânicos e minerais.

Maurício Cota que também é diretor Técnico da Natufert ensinou sobre a importância dessa adubação que é feita com esterco de aves, visto que contém altos índices de nutrientes e é misturado com diversos minerais, como Potássio, Cálcio e Magnésio, entre outros.

“Temos vários produtos e mesmo com os custos altos da utilização da adubação, ela é a que mais apresenta rentabilidade e resultados para o produtor a longo prazo. Além disso, é preciso conhecer a condição do solo e entender a melhor forma de fertilizá-lo”, explicou.

Além disso, ele destacou sobre os eventuais fatores que interferem na produtividade e reação das adubações que podem ser diferentes em cada lugar por questões física, geográfica, climática, química e biológica.

O objetivo da palestra foi mostrar como o agricultor familiar poderia otimizar suas produções, com maior rendimento das colheitas, aumento de produtividade, maior sanidade das culturas, recomposição da porção microbiológica do solo e maior lucratividade para os seus negócios.

Durante a palestra, Maurício tirou as dúvidas que os produtores tinham sobre suas produções. Ele também explicou sobre as medidas e quantidade de adubação da Natufert necessária para que o cafeeiro possa crescer e produzir com alta qualidade.

A proposta é fazer com que o produtor utilize esse material orgânico mineral em suas plantações e que aumente suas produções agrícolas ainda mais, com todo o suporte que é oferecido pela Semagri.

Por Ascom/PMBC