Encontro de Cultura Afro marca o Dia da Consciência Negra em Barra do Choça

18/11/2021

As comemorações ao Dia da Consciência Negra em Barra do Choça movimentam, principalmente, escolas e a classe artística. As festividades nas instituições de ensino municipal vão até o final do mês de novembro. Já a Associação de Artistas de Barra do Choça (AABC) prepara dois dias de atividades culturais afro-brasileiras.

Nesta sexta-feira (19), a partir das 9h30, na escoa Maria da Glória Amorim Cortes terá oficinas de grafite, hip hop, teatro, break, fotografia e beleza negra que ensina a fazer turbantes. Essas atividades de formação se encerrarão às 18h.

De acordo com Antônio César Brito, presidente da AABC, as palestras começam as 18h30 com a formação de uma mesa para discutir temas concernentes a cultura afro e ao distanciamento social. Mãe Lene (representante do candomblé); o professor e historiador Afonso Silvestre, e o professor e pesquisador Gilvan Sousa farão esse momento de discussão temática.

As apresentações culturais ocorrem no sábado, 20, na praça de alimentação Danilo Soares, Centro, a partir das 16h. A batalha dos MC’s abre o evento às 16h. Segue com os grupos de capoeira Memória de Bimba e Raça Negra da Bahia.

O grupo de candomblé Estrela do Oriente e a Companhia de Teatro de Dona Estela traz para a praça a peça teatral O Bumba Meu Boi. O terno de reis de seu Idalino da Vila Dias encerra as apresentações coletivas e dá lugar ao sarau cultural.

Cesar Brito disse ter convidado mais de vinte artistas, entre poetas e músicos para estrelarem o sarau e fechar a noite das comemorações. O presidente enfatiza que o feriado municipal foi uma conquista dos artistas, mesmo antes de criarem a associação.

“É uma data importante para a gente dar mais ênfase ao dia da consciência negra que, na verdade, não é um dia de comemoração. É mais um dia de sequência na luta contra o racismo e o preconceito. A cada ano que passa nos conscientizamos cada vez mais e fazendo a nossa parte”, concluiu César.

A Lei nº 310 de 28 de dezembro de 2015 instituiu o dia 20 de novembro como feriado municipal da consciência negra em Barra do Choça. O Departamento de Cultura auxilia a Associação dos Artistas na organização do evento.

Euzébio Oliveira, coordenador municipal de Cultura, disse que o departamento se responsabiliza pela Logística, transporte e formação. A comunidade está ansiosa e os organizadores esperam a participação ativa da sociedade nas atividades de formação e culturais.