Quase #tbt - Secretaria de Assistência Social realiza capacitações em Barra do Choça e Barra Nova

Assistência Social

26/04/2024



Com mais de novos cursos realizados, desde de 2021, a Secretaria de Assistência Social já entregou mais de 230 certificados a toda comunidade barrachocense.


A Assistência Social também esteve preocupada com a formação e atuação de cada cidadão no mercado de trabalho. Foi por isso que o setor criou o lema “Capacitar para Empregar” e correu atrás de parcerias que possibilitaram o conhecimento a todos. A Maturi Organiza, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a Idheia Consultoria e Projetos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foram algumas das importantes aliadas à causa que compuseram essa história. 


Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) sede e distrito organizaram o catálogo de cursos das mais de nove capacitações realizadas, como Cuidador de Idosos, Curso de Pintura em Tecidos, Instalador Hidráulico, formação em Eletricista Predial de Baixa Tensão, Bordados em Pedrarias e Crochê, Produção de Flores Artificiais, além de cursos dedicados especialmente às mulheres, como a capacitação em Inclusão Produtiva. O local, alimentação e disposição de materiais ficaram por conta da Assistência Social. 


Alguns desses cursos contabilizaram cerca de 24 horas de aprendizado, válidos em todo território nacional, já outros, chegaram a durar 120h. Foram mais de 230 certificados entregues só nesses últimos três anos. 


Toda essa preocupação em assegurar o conhecimento é um cuidado da Secretaria de Assistência Social para que famílias de baixa renda possam ter acesso a uma formação de qualidade e, assim, se tornarem mão de obra especializada com destaque no mercado de trabalho, a fim de colocarem seus conhecimentos em prática e garantir uma renda extra para o sustento familiar. 


Ah, um destaque de cursos profissionalizantes é o setor de Corte e Costura. As mulheres de lá, além de serem capacitadas, confeccionam e contribuem para a educação do município na produção de vestiários de fantasia, kits de cozinha e cortinas. 


Também no social, elas costuram roupas para ensaio fotográfico de gestantes e kits maternidades. Por fim, para a saúde, disponibilizam fardamentos, máscaras e lençóis para o hospital e postos de saúde de Barra do Choça.