Projeto Apiteravida conhece Projeto Eixo Inovação Brasil na Escola no Assentamento Cangussú em Barra do Choça

Agricultura, Meio Ambiente e Economia

08/04/2024

O Projeto Apiteravida, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Social foi à Escola Municipal Emiliano Zapata, localizada no assentamento Cangussú, em Barra do Choça/BA, que tem a Agroecologia como componente curricular do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, e das classes finais de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos.

A Emiliano Zapata seria apenas mais uma escola com respaldo nas diretrizes da Educação do Campo, não fosse o fato de ser a vencedora nacional da edição 2023 do Programa Brasil na Escola – Eixo Inovação, do Ministério da Educação com o projeto Meliponário Didático, em cujas ações educativas consta o fomento à conscientização socioambiental da importância das abelhas na produção de vida e preservação ambiental.

O projeto com o tema “Educação, Responsabilidade Socioambiental, Permanência e Geração de Renda no Contexto Escolar e Comunitário contempla a produção de mel e reprodução de enxames a partir do meliponário didático, com o objetivo de geração e diversificação de renda a partir da produção de mel. Para isso, o envolvimento e participação da comunidade são imprescindíveis. Outro destaque do projeto é a mentoria de Generosa Ribeiro, uma das mais importantes pesquisadoras da criação e preservação de abelhas do mundo, Mestre em Polinização pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Doutora em Apicultura e Meliponicultura pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Para Adeide Rodrigues, engenheira ambiental da Prefeitura, “esse projeto [Eixo Inovação, no assentamento Cangussú] tem uma perspectiva muito boa, tanto na linha de formação profissional, com capacitação dos apicultores que já trabalham, como pra quem quer ingressar na linha da apicultura e meliponicultura; além de promover educação socioambiental para a comunidade”.

Sobre o intercâmbio de experiências entre o município, a partir do Projeto Apiteravida, com o projeto do assentamento Cangussú, Vanessa Amorim, coordenadora de Projetos e Ações da Semagri, destacou que “o projeto resgata, tanto através da educação, quanto da saúde, a compreensão do público para o fato de que é possível tratar pessoas sem a utilização de medicamentos convencionais comprados na farmácia, uma vez que a natureza propõe cura para todas as enfermidades e, às vezes, isto está no nosso quintal”.

Vanessa explicou, ainda, que a linha de trabalho do Apiteravida dentro das escolas, apresentada à Secretaria de Educação, associa a educação ambiental à apicultura, ressaltando a importância dos animais da natureza para as crianças. “É didático todo o ciclo das abelhas e o modo como elas vivem e se organizam e isso é inspirador e pode ensinar crianças e adolescentes a resgatar a necessidade de viver em comunhão com a natureza”.

Outras parcerias importantes elencadas pela coordenadora do projeto são, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), o Sindicato Rural, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). “Esse trabalho se espelha literalmente nas abelhas, que não trabalham sozinhas, e é exatamente o que a gente busca, porque cada parceria é importante e soma ao projeto”, acrescentou.

Prefeito Satisfeito

O prefeito Oberdan Rocha acompanhou a equipe do governo municipal na visita ao assentamento e não escondeu sua satisfação com o intercâmbio entre os projetos. “Um exemplo para todo o Brasil este resultado do projeto Meliponário Didático e a gente fica ainda mais feliz em saber que este destaque nacional tem origem na iniciativa, no talento e dedicação da comunidade do assentamento Cangu[]ssú”.

Oberdan Ressaltou ainda, que sempre foi uma preocupação e objetivo de sua gestão incentivar a diversificação dentro da agricultura familiar. “Dentre todas as linhas produtivas da Barra do Choça, a partir do café, a diversificação e inclusão de novos produtos agrícolas na vida dos produtores passam pela polinização e ninguém mais profissional nisto do que as abelhas, que trazem muitos benefícios para a agricultura”.

A Escola Emiliano Zapata foi construída pelo município a partir das reivindicações dos assentados e atende atualmente centenas de crianças e jovens não só da área, mas também das comunidades circunvizinhas como Cafezal, Água Fria, Salinas 1 e 2, Pau Brasil, Palmeirinha, além dos assentamentos Pátria Livre e Mocambo.

Ascom Apiteravida