Meliponário Didático na Assentamento Cangussu completa um ano

13/03/2024

Na manhã desta segunda-feira, dia 11 de março, a Escola Municipal Emiliano Zapata realizou a reunião de avaliação do primeiro ano do projeto do Meliponário Didático e também o planejamento das ações para o próximo ano.

Com a participação da equipe gestora do projeto, a professora Dra Generosa, o estagiário bolsista Joabe Caetité, a equipe técnica da Semed Claudete Moreno e da coordenadora pedagógica da escola, Selma, o encontro foi um grande uma oportunidade de reflexão e visão para o futuro do projeto.

Ao iniciar a reunião, a representante da equipe gestora Idaiane Sales, expressou sua gratidão pela presença, empenho e comprometimento de todos ao longo desse primeiro ano. Em seguida, a professora responsável pelo Meliponário Didático em conjunto com o bolsista, coletou amostras para análises da qualidade do mel produzido pelas abelhas Uruçu Amarela.

Os envolvidos neste programa educacional inovador, avaliaram e compartilharam suas experiências e aprendizados, destacando como o contato com as abelhas nativas e o estudo de sua importância para o ecossistema local os sensibilizou para a preservação ambiental e a biodiversidade.

A professora por sua vez manifestou seu apoio e satisfação com os benefícios observados no desenvolvimento do trabalho realizado, enfatizando a importância de trabalhos práticos e interdisciplinares como o Meliponário Didático.

Após a avaliação do primeiro ano, os participantes voltaram suas atenções para o planejamento do ano seguinte. Por meio de grupos foram discutidas as estratégias para aprimorar as atividades didáticas, ampliar o envolvimento da comunidade e garantir a sustentabilidade do meliponário a longo prazo.

Por fim, foi destacado que o Meliponário não era apenas um projeto educacional, mas sim, uma jornada de aprendizado coletivo, que transcendeu os limites da sala de aula e conectou a escola à comunidade e ao meio ambiente.

Com uma visão de propósito e determinação, os participantes se despediram, ansiosos pelo que o segundo ano do projeto reservava, confiantes de que juntos continuarão fazendo a diferença na construção de um futuro mais sustentável e consciente.

Por Ascom/PMBC.