Prefeitura de Barra do Choça inaugura Biblioteca Municipal Enock Ribeiro

02/01/2024

A Prefeitura de Barra do Choça proporcionou uma noite inesquecível: a inauguração da Biblioteca Municipal Enock Ribeiro, ocorrida neste último sábado, 30 de dezembro. A cerimônia contou com a presença do prefeito Oberdan Rocha, do seu vice-prefeito Naelton Freitas, do presidente da Câmara Ailton Moreira, junto com os vereadores, secretários da Prefeitura e presença dos familiares do homenageado pela nova biblioteca, o saudoso poeta Enock Ribeiro.

O nome Biblioteca é uma justa homenagem à memória do escritor, poeta e ativista cultural, Enock Ribeiro. Seu legado foi e é uma referência na cultura de Barra do Choça. Além do acervo literário, o artista foi o idealizador da Semana Cultural Municipal, um evento que deu origem à agenda cultural na Terra do Café.

Os filhos de Enock estiveram presentes no evento. Catarina, Caroline e Mateus Oliveira emocionaram a todos os ouvintes ao compartilharem suas lembranças e a admiração pelo legado deixado pelo pai.

Catarina relembrou que a poesia e a leitura corriam nas veias de seu pai. Caroline assumiu o seu legado e declamou um poema para expressar sua homenagem ao escritor. Já Mateus sintetizou emocionado sobre a importância da Biblioteca para a cultura e como ela era uma maneira de honrar a memória de Enock, além de beneficiar a comunidade barrachocense.

Durante a cerimônia de inauguração foram realizadas várias apresentações culturais, como o show do cantor da terra Lourenço e a apresentação do grupo: Terno de Reis Estrela do Oriente, vencedor do Festival de Terno de Reis realizado no município durante o Natal.

O prefeito Oberdan Rocha também externou que era sua preocupação possibilitar um espaço que garanta a cultura para a população com mais conforto, recursos e acessibilidade.

Por isso, ele se deu por satisfeito em entregar à população este espaço que servirá como fonte de conhecimento e cultura, enaltecendo e reconhecendo, ainda, a contribuição de Enock Ribeiro e de sua família para a cultura do município, que sempre ficará registrada na história de Barra do Choça.

Por Ascom/PMBC.