Dezembro Vermelho - Mês de Conscientização e Combate à Aids

Infraestrutura
04/12/2023
Testar é saber. Saber é cuidar.
O Dezembro Vermelho é um mês dedicado à conscientização sobre o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Essa campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Por isso, previna-se do HIV e AIDS:
Para se prevenir do HIV, vírus que, quando desenvolvido no organismo se torna uma doença fatal, a AIDS, é necessário algumas medidas, como:
- Usar camisinha em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais);
- Assim que souber que está grávida, fazer o pré-natal;
- Não compartilhar agulhas e seringas.
Faça o exame:
Se você ficou exposto a uma dessas situações, procure uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou posto de saúde mais próximo de sua casa e faça seu teste de sangue.
Infelizmente, não há cura, mas há tratamento:
A prevenção é a única forma de evitar a contaminação. Nem há vacinas que combatam o HIV e a AIDS. O lado bom é que a indústria farmacêutica já desenvolveu medicamentos que oferecem qualidade de vida para os portadores do vírus, chegando a serem intransmissíveis.
Um dos exemplos é a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV, comum para quem teve relação sem proteção, sofreu acidentes com agulhas e contato biológico, entre outros.
Já a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é o uso dos medicamentos antirretrovirais antes da exposição ao HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com o vírus. A PrEP deve ser utilizada se você se encontra em alto risco de contrair o HIV.
Por Ascom/PMBC