Atendimentos do Voluntários do Sertão começam hoje em Barra do Choça (BA)

Cidade

04/09/2023

Com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira), projeto é retomado após não ser realizado durante a pandemia

A espera finalmente chegou ao fim. Após não acontecer durante o período de pandemia, o mutirão de saúde e social, Voluntários do Sertão, retoma suas atividades hoje (04), em Barra do Choça, na Bahia.

Essa será a 20ª edição do projeto, que realizará atendimentos em diversas áreas da saúde, tais como ginecologia, pediatria e odontopediatria, consulta oftalmológica, cirurgia de catarata, entre outros. 

A cidade de Barra do Choça possui 36 mil habitantes e fica próxima a Vitória da Conquista. São cerca de 300 voluntários participando da ação e os atendimentos serão feitos durante toda a semana, do dia quatro até o dia oito deste mês, com a expectativa de realizar cerca de 30 mil atendimentos, exames e procedimentos.

Apoio da FAB

Quem também contribuiu para a realização desta edição do Voluntários do Sertão, foi a FAB (Força Aérea Brasileira), que transportou os participantes de Ribeirão Preto até o município vizinho de Vitória da Conquista.

O Tenente Coronel  Américo comentou sobre esse apoio. “Eu, como comandante do primeiro grupo de transporte da tropa, fiz questão de participar dessa missão. Minha vida toda foi dentro da aviação de transporte e estar envolvido nessa missão é muito importante, não só para a FAB, mas também pra quem necessita.”

Ele também falou da satisfação pessoal de se envolver em uma ação como essa. “Conheço os Voluntários há muito tempo. É uma sensação de dever cumprido. Prover e manter recursos humanos e serviços é sempre um grande prazer.”

A médica otorrinolaringologista, Geila Moreira, falou sobre a emoção de voar com a FAB. “Nunca pensei que ia ter uma oportunidade dessas, de viajar num dos aviões mais importantes da Força Aérea Brasileira. Fomos muito bem recebidos e agradeço todos os oficiais da aeronáutica, que nos ajudam nesse projeto tão importante”, destacou.

Por Ascom/Voluntários do Sertão