“Esta terra sempre teve donos, tinha e ainda tem… indígenas”

ASCOM

19/04/2023

Criada em 1940 e oficializada no dia 2 de junho de 1943, por meio do Decreto da Lei N° 5.540, o dia 19 de abril celebra o Dia dos Povos Indígenas/Autótrofos no Brasil, uma data que homenageia o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México. O evento é um marco histórico que reuniu diversas comunidades indígenas com o intuito de zelar pelos seus direitos e criar políticas públicas que os protejam nas Américas, como o Brasil.

Poucas pessoas sabem, mas os povos indígenas,  da mesma forma que os Astecas, Maias e Incas fazem parte da maior dizimação de pessoas da história. No período colonial, só nas Américas, foram mais de 70 milhões de indígenas mortos durante as invasões europeias.  

Apesar de muito sofrimento, a resistência cultural, geográfica, física, política entre outras se fizeram e fazem presentes até os dias atuais. Por isso, é dever de cada um de nós lutarmos pelos direitos do povo que é componente primordial da formação histórica do Brasil.

Que possamos simpatizar por aqueles que ouvem as estrelas, sentem a mãe natureza e dialogam com os rios. Que no Dia dos Povos Indígenas possamos recuperar nossa ancestralidade e luta política.

Por Ascom/PMBC