Tratamento de feridas A LASER traz esperança a pacientes de Barra do Choça

Infraestrutura

28/04/2021

A população de Barra do Choça já pode contar com um tratamento de saúde totalmente inovador e que já atendeu cerca de trinta pacientes da sede e da zona rural. Trata-se de uma tecnologia a laser capaz de cicatrizar um ferimento em menos de dez sessões.

Atento e disposto a proporcionar o que há de melhor para os nossos pacientes, o prefeito Oberdan visitou a unidade ambulatorial onde os exames estão acontecendo. O gestor conversou com profissionais de saúde e acompanhou algumas sessões. A maioria dos pacientes estavam, há muitos anos, sofrendo com ferimentos graves provocados por razões diversas.

Investir e cuidar cada vez mais da saúde dos barrachocenses foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Oberdan quando tomou posse em primeiro de janeiro deste ano.

E a gestão do trabalho e da responsabilidade social ainda nem completou quatro meses de governo e os avanços na área da saúde já são incontestáveis. 

Liziane Xavier, fisioterapeuta e responsável pelos procedimentos, diz que o “laser vem dá oxigênio para o corpo como um todo mas de modo especial ele dá energia para aquela ferida, aquelas células que estão ali e não trabalham mais para a regeneração do local”, explica.

Para Leila Paula Fonseca, secretária municipal de saúde, o nosso município é o único na região Sudoeste e um dos poucos do interior da Bahia a oferecer exames nesta modalidade. “É um tratamento que vem apresentando um resultado muito positivo, inclusive em feridas antigas que não apresentava melhora com o curativo convencional. Em apenas dois meses que iniciamos aqui no município já temos resultados significativos”, comemora.

O Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre este tipo de procedimento, mas graças a essa missão de garantir sempre uma saúde de boa qualidade e gratuita ao nosso povo, a administração está custeando os equipamentos e também uma equipe de profissionais capacitados para o serviço. Outra boa notícia é a de que em menos de dois meses de sua implantação no município, três pacientes já receberam alta utilizando o processo a laser.

Finalmente, a luz chegou para essas pessoas. Bastam dez sessões, de no máximo cinto minutos, para o ferimento cicatrizar. Isso significa mais qualidade de vida e menos discriminação. O tratamento destas lesões, a base de lazer, é o que há de mais moderno para tratar ferimentos. É diferenciado, eficaz e totalmente de graça para os barrachocenses que necessitarem. E só estamos começando. Muito ainda está por vir.

ASCOM/PMBC