Comissão de Acompanhamento da Obra visita as obras da barragem do Rio Catolé

Comissão de Acompanhamento da Obra visita as obras da barragem do Rio Catolé

A Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO) visitou, junto ao Departamento de Meio Ambiente, vinculada à Secretaria de Agricultura, na manhã desta terça-feira (31), o andamento da construção da Barragem do Catolé, em Barra do Choça.

A COA, composta por assistentes sociais da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), representantes da Semagri, Saúde, Cotefave, associações, como o Morro de São Paulo, a sociedades civil, entre outros, foi acompanhada pelos engenheiros Pedro Barreto, Bruno Monteiro e Robério Bomfim durante a visita no local.

Pedro Monteiro, engenheiro civil, trouxe explicações sobre o andamento da obra, a extensão da barragem, os equipamentos usados no canteiro de obras, a reutilização dos recursos naturais explorados e tirou dúvidas dos integrantes no decorrer do percurso.

O segundo momento contou com o engenheiro agrônomo, Robério Bomfim, que esclareceu que toda mata que foi cortada será replantada, além de que a vegetação retirada será preservada com mudas de diversas árvores, por meio da Área de Aproveitamento Permanente (APP), a fim de manter a sustentabilidade do meio ambiente e resgatar a flora local quando os trabalhos forem finalizados.

Durante toda a visita da obra, a equipe havia sido instruída e equipada pelo engenheiro de segurança Bruno Monteiro, que os acompanhou durante a manhã com orientações para prevenir acidentes com algum dos componentes.

A barragem está sendo executada pela Embasa, por meio da empresa Coesa Engenharia. O investimento excede os R$ 200 milhões e é vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual.

Por Ascom/PMBC

Compartilhe esta notícia

Comentários