URGENTE: Medidas restritivas surtem efeito e novo decreto promete reabrir todo o comércio até às 17h30

29/03/2021

O Comitê Técnico Gestor de Enfrentamento à Covid-19 reuniu-se com diversos segmentos do comércio local nesta segunda-feira (29/03). O objetivo do encontro foi a adoção de novas deliberações para um novo decreto municipal visando o enfrentamento à doença no município.

Os acordos firmados hoje garantiram o funcionamento do comércio até às 17h30, inclusive aos sábados. Isso só foi possível, graças aos esforços de toda a sociedade. Em particular, destaque para os comerciantes que entenderam a necessária adequação aos decretos municipais.

As medidas tomadas pelo poder público até o momento, em conjunto com muitos segmentos que formam o Comitê Técnico Gestor, deram resultado. Os mais de 200 casos positivos para covid-19 do início de mês, caíram para 50 no último domingo (28/03). Quando os números atuais foram apresentados, via-se o sentimento de satisfação e dever cumprido nos rostos dos donos de estabelecimentos comerciais, um dos segmentos mais afetados pela pandemia.

O prefeito Oberdan Rocha expressou gratidão diante do empenho de todos e da colaboração de toda a sociedade. “É muito importante a gente não deixar essa situação se descontrolar. Cada um fazendo no seu comércio o que é discutido aqui, não teremos necessidade de entrar naquela situação indesejada de tomar medidas restritivas para conter a doença”, disse.

A secretária municipal de saúde do município, Leila Paula, enfatizou que, apesar dos avanços já alcançados, não pode haver relaxamento nas medidas neste momento importante. “Façamos a nossa parte enquanto cidadãos, tanto no nosso comércio quanto em nossas casas, cumprindo as medidas recomendadas. O avanço é claro diante do quadro de covid que tínhamos [antes das medidas] e do que temos hoje”, declarou.

A palavra de ordem agora não é mais o fechamento, mas a abertura total do comércio. E isso não deve tardar. O decreto discutido e aprovado junto à sociedade, hoje, será publicado em 30 de março e ficará em vigor até o dia 6 de abril. As academias poderão funcionar, obedecendo o limite de 50% da capacidade, agendamento prévio e somente até às 17h30. Bares continuam fechados e a venda de bebidas alcoólicas permanece proibida. Aguarde novas informações após a publicação do Decreto Municipal, no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira (30/03).

Texto: ASCOM/PMBC.