27/03/2021

Não faltam testes para pacientes com sintomas de Covid-19 em Barra do Choça; estoque atual supera mil unidades; vereador não disse a verdade!

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado um trabalho exemplar no atendimento aos pacientes de Covid-19, a partir do início de janeiro deste ano. Não faltam testes para pacientes com sintomas da doença em Barra do Choça. Sejam Testes Rápidos, ou mesmo o RT-PCR, o município tem garantido a todos os pacientes a efetiva realização de exames para a detecção da Covid-19. Sempre atendendo às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, para a aplicação de cada tipo de teste.
Ao contrário do que vem divulgando o vereador de oposição Manoel Nascimento em um blog local, não faltam testes rápidos. O município dispõe atualmente, em estoque, de mais de mil testes rápidos (TR) disponíveis para serem aplicados nos pacientes com suspeita de Covid-19. Segundo informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Fabiana Amorim, “o município tem mantido um estoque regular de testes, tanto de TR, quanto de RT-PCR, o que demonstra o empenho da atual Gestão para o enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Na sessão da última terça-feira, 23, o referido vereador afirmou que faltavam testes rápidos para serem aplicados na população. Para averiguar a veracidade da denúncia, a Comissão de Saúde da Câmara, da qual fazem parte a vereadora Sidalva Pereira e os vereadores Paulo Rocha e Manoel Meira compareceram ao Centro de atendimento COVID  e confirmaram: a denúncia de Manoel Nascimento não era verdadeira.
“Na sessão de terça-feira houve uma denúncia do vereador dizendo que não havia testes para o Covid-19. Fiz uma surpresa (juntamente com os vereadores Paulo Rocha e Nil do Brejão, da oposição). Logo após a sessão, fomos ao centro do Covid-19. Chegando lá, a coordenadora nos mostrou toda a medicação e os testes. Não encontramos nenhuma irregularidade”, afirmou a vereadora Sidalva Pereira, que é presidente da Comissão de Saúde.

Inconformado em não ter a sua denúncia comprovada pela Comissão de Saúde, o vereador procurou um blog da cidade. O objetivo era gravar um vídeo no qual um paciente suspeito de Covid-19 afirmava que não havia recebido por parte da equipe de saúde a aplicação do Teste Rápido para a detecção da Covid-19. Em razão do paciente estar com os sintomas há apenas quatro dias, o Teste Rápido não se aplica nesse tempo de sintomas, pois se o fizer, dará um falso negativo. “Laudar um teste negativo, feito fora do tempo devido é irresponsabilidade. Colocaríamos a população em risco!”, disse a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fabiana Amorim.

A secretária de Saúde Leila Paula esclareceu que todos os testes devem ser realizados no período certo. “Todos são realizados de acordo as Notas Técnicas e portarias do Ministério da Saúde e SESAB. Temos disponíveis no município teste rápido que deve ser feito a partir do décimo dia após início dos sintomas. Temos ainda o RT-PCR, o chamado ‘padrão ouro’ do Ministério da Saúde, e através deste, está sendo feito o acompanhamento das variantes do vírus em todo o país”, afirmou. O RT-PCR é enviado para o Laboratório Central do Estado (LACEN), em Salvador.

Segundo a secretária, todos os testes são realizados de acordo com as Notas técnicas, avaliando o quadro clínico do paciente e a critério médico. “É importante ressaltar que, sob quaisquer sintomas de gripe, o paciente já deve ficar isolado. Caso necessário, procurar atendimento médico através do centro COVID”, completou a Secretária Leila Paula.  Ela afirmou ainda que os dias de realização dos testes, devem ser seguidos criteriosamente, para não correr o risco de um resultado falso-negativo.
Risco de contaminação: A secretária também se mostrou preocupada com os riscos aos quais se submeteram o vereador e o blogueiro que gravou o vídeo.  “Em relação ao vídeo, o vereador e a pessoa que filmou, correram sérios riscos de se contaminar, uma vez que o paciente deveria estar em isolamento. Pedimos a toda população que adote sempre as medidas de prevenção: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos! Que Deus abençoe a todos!”, concluiu.

Texto: ASCOM/PMBC