Dia da Consciência Negra: preconceito e conhecimento são temas de debate

22/11/2021

As comemorações ao feriado municipal de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra começaram na sexta-feira, em Barra do Choça, com diversas oficinas e palestras.

Durante todo o dia, a população participou de encontros e conversas, cuja finalidade foi o conhecimento. Tanto as palestras quanto as oficinas foram oferecidas na escola Maria da Gloria Amorim cortes.

O aprendizado versou entre os workshops de grafite, hip hop, teatro, break, fotografia e beleza negra, em que foi possível aprender a fazer turbantes.

Os cursos foram uma exigência da Secretaria Municipal de Administração. Desde que Lei Municipal nº 310, de 28 de dezembro de 2015, foi promulgada pelo prefeito Oberdan Rocha que as festividades ao Dia da Consciência Negra ficam sob a responsabilidade da Associação dos Artistas (AABC).

Por isso, o secretário Erick Fabiano disse que a pasta da qual é titular não mede esforços para apoiar eventos culturais, e faz questão de que o conhecimento faça parte da programação.

Em busca de visibilidade

A pedagoga Mãe Lene conduziu um bate papo sobre o distanciamento social do negro. De acordo com a mãe de santo, o distanciamento a que foram submetidos os negros está além do momento pandêmico que o mundo vive.

“O meu distanciamento social começou quando deixei o quilombo onde nasci e fui estudar na cidade numa escola de maioria branca. O distanciamento social do negro é todo dia”, relatou a professora que deixou a profissão para se dedicar à religião Umbanda.

Afonso Silvestre, historiador e servidor público, passeou pela história recente. Mostrou que governos de homens brancos tentam, há muito tempo, apagar a cultura negra em detrimento da branca.

“Em muitos momentos históricos tentaram embranquecer o Brasil na marra”, disse.

O pesquisador Gilvan de Souza falou que o preconceito é combatido com conhecimento e chamou a atenção para que olhemos mais o outro e escutemos mais o próximo.

“A cultura é o que temos de mais valioso para deixarmos para os nossos filhos e para as pessoas que nos sucederem”, disse.