Oficina de turbantes marca a segunda etapa do Projeto Gingando para a Diversidade e Inclusão

Cultura

18/03/2024

A execução dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), em Barra do Choça, não param. A tarde deste sábado (16), foi dedicada a um recorte histórico apresentado pela professora de capoeira, Joana D’arc, para uma das etapas do Projeto Gingando para a Diversidade e Inclusão contemplado pela LPG.

A professora ministrou uma Oficina de Turbantes e buscou contextualizar o surgimento do adereço na história da África e deu exemplos da chegada deste objeto simbólico para a cultura negra ao Brasil.

Depois de acompanhar vários modelos mostrados na aula, os participantes partiram para a prática. A instrutora mostrou várias formas de se usar o turbante e os alunos repetiam as manobras para executar, da melhor maneira, a colocação do tecido na cabeça dos colegas. O resultado foi satisfatório e ficou um melhor que o outro.

Sob a orientação do professor de capoeira Joadson Acamb, a oficina buscou também a inclusão com a participação do intérprete de libras, Levi Silva. O Projeto Gingando para a Diversidade e Inclusão tem o apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo (195/2022) e foi selecionado no Edital Municipal 014/2023 de Culturas Populares e Identitárias.

Por Ascom/PMBC.