População de Barra do Choça e região, na Bahia, já se beneficia gratuitamente pelo mutirão Voluntários do Sertão

05/09/2023

Para os casos de catarata, por exemplo, pacientes voltam a enxergam devido a procedimento simples de cirurgia feito em estrutura montada na cidade

Ontem, 4 de setembro, foi o primeiro dia de atendimentos da 20ª edição do Voluntários do Sertão, e muitas pessoas estão tendo a chance de começarem novas histórias. Como os irmãos Sátiro Machado Souza, de 79 anos e Zelita Maria dos Santos, de 68 anos, ambos aposentados, que passaram por consultas oftalmológicas.

Ambos sofrem com glaucoma, doença que atinge o nervo ótico dos olhos. Porém, há cerca de dez anos, Sátiro também desenvolveu catarata, doença que surge com mais frequência durante o envelhecimento e deixa a visão opaca.

Ele foi atendido e passará por cirurgia ainda essa semana. “Estou muito animado (por passar pela cirurgia) e agradeço demais aos voluntários que vieram trazer saúde pra gente”, disse Sátiro.

“Ele (Sátiro) está perdendo a visão já tem um tempo. Temos glaucoma, mas a catarata dele vinha aumentando muito e nunca conseguíamos fazer a cirurgia. Graças a Deus, conseguimos essa benção agora”, contou Zelita.

Ela também passou por atendimento e receberá novos óculos. “Também vou ganhar meus óculos. Só temos a agradecer esse projeto tão importante, pois muita gente não tem condições de comprar os óculos e realmente está precisando. É um momento muito especial”, agradeceu.

Atendimentos

Os atendimentos seguem ao longo do dia por diversas áreas da saúde e em diversos pontos da cidade. O ortopedista, Luís Humberto, de 29 anos, participa pela segunda vez do mutirão e relatou a felicidade de atender a população da cidade. “É sempre emocionante. No primeiro dia tentamos organizar da melhor maneira possível, até acostumar com a dinâmica”, disse.

Ele ainda explicou como acontecem os atendimentos da especialidade. “Resolvemos vários pequenos casos cirúrgicos e até identificamos a necessidade de uma cirurgia maior, que vai trazer uma solução definitiva para o paciente, que se não fosse o projeto, não aconteceria”, destacou.

O mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão começou na última segunda-feira (4) e deve realizar cerca de 30 mil atendimentos entre os dias quatro e oito deste mês.

Por Ascom/Voluntários do Sertão