SEMED promove formação de Primeiros Socorros para monitoras da rede municipal

SEMED promove formação de Primeiros Socorros para monitoras da rede municipal

PRIMEIRO SOCORROS | Lei Lucas 

Na tarde desta terça-feira (4), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma formação de Primeiros Socorros com foco na “Lei Lucas” com monitoras do ensino municipal de Barra do Choça, sob instrução do BM SD Tércio, com auxílio do SD Souza Ferreira

O momento com as funcionárias escolares primou pelo compartilhamento de experiências, técnicas e condutas necessárias para resolver quaisquer intercorrências no dia a dia com os alunos. Tais funcionárias são responsáveis por acompanhar crianças em desde os primeiros anos escolares, por isso, a partir de noções básicas, podem salvar vidas com a aplicação do conhecimento adequado.  

A explanação do SD Tércio tratou do Suporte Básico à Vida e perpassou por situações cotidianas como engasgo, perfurações, queimaduras, traumas, convulsões, síncope (desmaio), sangramento nasal, entre outras e ensinou a Ressurreição Cardiorrespiratória (RCP) para casos severos de engasgo. 

“Os casos de engasgo acontecem todo mês. É tão recorrente que já chegamos a salvar um bebê de um dia apenas. É necessário reconhecer os sinais de obstrução das vias aéreas por corpo estranho”, pontuou o SD Tércio. 

De acordo com ele, existem formas de prevenir o engasgo a partir de hábitos simples do dia a dia como: mastigar bem o alimento, evitar distrações (telas) durante as refeições, comer devagar, evitar falar enquanto se alimenta, redobrar os cuidados com a introdução alimentar das crianças, descartar brinquedos menores de 4cm pois são um risco de asfixia para as crianças, entre outros. 

O bombeiro realizou demonstrações, ensinou manobras, intensidade de movimento para cada idade e tipo de corpo, como o obeso e a gestante, além de ilustrar, por meio de situações reais, em que momento acontece a maioria dos episódios de engasgo: durante refeições. 

Noções acerca de outras situações foram compartilhadas e as monitoras participaram ativamente por meio de compartilhamento de experiências e dúvidas.

Lei Lucas: Em setembro de 2017, o estudante de 10 anos, Lucas Begali, engasgou enquanto comia um cachorro-quente servido em uma excursão escolar. O alimento o levou a asfixia mecânica e morte por não ter recebido os cuidados básicos, como a manobra de desengasgo.

O momento foi uma parceria entre o poder público e o 7º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia (GBM).

Por Ascom/PMBC

Compartilhe esta notícia

Comentários