Os 4 eixos discutidos na IX Conferência Municipal da Saúde
Infraestrutura
08/12/2021
A IX Conferência Municipal de Saúde, com o tema “O SUS que queremos: desafios de hoje e perspectivas do amanhã”, foi um dos momentos mais importantes para o setor no município.
No evento realizado nesta terça-feira (7) na Fazenda Cotefave, a Secretaria Municipal de Saúde destacou as conquistas de 2021, os desenvolvimentos de cada setor e os eventuais problemas que precisam ser resolvidos.
Durante o evento foram formados quatro grupos de delegados, que são agentes da saúde e representantes civis para discutirem as propostas feitas nas pré-conferências.
Cada grupo ficou com um eixo que tinham propostas de melhorias, elas foram reformuladas, outras tidas como pertinentes ou excluídas, de acordo com as demandas e o atual cenário do município.
Quando esgotado o tempo, os quatro grupos fizeram uma votação final para efetivarem qual delas seria aprovada, excluída ou alterada.
Confira abaixo as principais pautas que foram definidas por cada eixo:
Eixo I - Atenção Primária à Saúde e Assistência Farmacêutica.
-Ampliar e garantir a oferta de medicamento antibióticos, antimicrobianos, entre outros em toda rede da atenção básica;
-Implantação de equipes de Saúde Bucal em Unidades que não dispõe dos serviços;
-Garantir a oferta de insumos e medicamentos para controle efetivo da diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica;
-entre outros.
Eixo II - Atenção Especializada e Saúde Mental.
-Implementar e fortalecer a rede de saúde mental do município com a ampliação da equipe do Centro de Atenção Psicossocial - Caps - (psiquiatras, psicólogos, dentre outros), aumentar a oferta de consultas e acompanhamentos da população em sofrimento psíquico através de uma atenção qualificada ambulatorial.
-Criação de políticas públicas e atenção integral em usuários de substância psicoativas;
-Realização de mutirões para eliminar demanda reprimida de alguns procedimentos e especialidades;
-entre outros.
Eixo III - Vigilância em Saúde e os Impactos da Covid-19
-Criar publicações de um boletim epidemiológico trimestral com as doenças e agravos prevalentes nas áreas de abrangência das Unidade de Saúde Barra do Choça e região;
-Construção do centro de zoonoses;
-Análise da água ofertada para a população para verificar as condições dela e contratação de agentes de Endemias para as áreas rurais;
-entre outros.
Eixo IV - Controle Social, Financiamento e Educação Permanente.
-Qualificação dos profissionais das equipes de saúde por meio de capacitações e curso técnico para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS);
-Garantir os direitos trabalhistas para os profissionais de saúde, contratos e um novo concurso público;
-Aumentar o financiamento e os investimentos na saúde municipal;
-entre outros.
Cada eixo tem 20 propostas e apenas 10 foram estabelecidas, elas serão discutidas em conferências estaduais e federais para que possam ser executadas em Barra do Choça e melhorar, ainda mais, a saúde do município.
Por Ascom/PMBC