Técnicas da Vigilância Sanitária Municipal aprimoram o monitoramento da qualidade de água em Barra do Choça

02/12/2021

A Vigilância Sanitária Municipal, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, realiza, dentre outros serviços, o monitoramento constante da qualidade da água em Barra do Choça.

Todo mês são realizadas 12 coletas de água em pontos diversos (estabelecimentos públicos e privados) e o líquido é enviada para análise do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (do Governo do Estado), em Vitória da Conquista.

Esse trabalho é muito importante para que a população de Barra do Choça esteja segura a respeito da qualidade da água que consome, e novos métodos de monitoramento também estão sendo desenvolvidos.

Recentemente, por exemplo, as técnicas da Vigilância Sanitária Municipal Vanessa Pinto da Silva e Gisele Pacheco Britto, participaram, durante quatro dias, do curso sobre Vigiagua/Sisagua no Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste.

O Vigiagua é o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano e o Sisagua o sistema que faz parte do programa e onde são inseridos os dados sobre o monitoramento a água de Barra do Choça e outras cidades do Brasil.

De acordo com a técnica Vanessa Pinto,  “a capacitação nos ensinou os passos a serem feitos nesse lançamento dos dados, com a parte teórica e prática".

"Aprendemos sobre o SAC - Solução alternativa Coletiva, o SAI - Solução alternativa Individual e o SAA - Sistema de Abastecimento de Água. O fator principal é levar conosco a importância da vigilância no município, que é de fiscalizar e orientar as pessoas para a melhoria da água para o consumo humano", disse Vanessa.

A pessoa que deseja fazer alguma denúncia ou passar informação sobre algum possível problema relacionado à qualidade da água em Barra do Choça, pode entrar em contato pelo 77 99861 2893.

PorAscom/PMBC