Alunos do CEBC passam por testagem contra a Covid-19

Saúde

01/12/2021

A Prefeitura Municipal de Barra do Choça deu início nesta quarta-feira (1º), por meio da Secretaria de Saúde, a testagem contra a Covid-19 em alunos do Centro Educacional de Barra do Choça (CEBC).

A ação é um levantamento realizado pelo Governo do Estado que deseja traçar os próximos passos escolares dos alunos nos meses e anos seguintes, e assegurar que o retorno presencial seja seguro para os discentes, funcionários e professores. 

Évelin Lima, 15, aluna do CEBC, destacou sobre a importância dessa testagem com os alunos e a necessidade de manter a escola um espaço seguro. 

“Eu acho importante a testagem nas escolas para saber se nós temos ou já tivemos (a Covid-19), porque vai garantir a proteção dos alunos, dos funcionários, dos professores e também garantir que no ano que vem possamos estudar 100% presencial. Isso vai assegurar a segurança e estudaremos melhor”, relatou a discente do 9º ano. 

Foram 49 alunos que fizeram a testagem pela manhã e mais 26 pela tarde, que totalizou 75 estudantes que passaram pelo procedimento RT-PCR - nele é usado um cotonete que coleta a secreção do nariz e boca para a detecção do vírus. 

A testagem visa saber se com a volta às aulas houve aumento nos casos de Covid-19 nas escolas e, assim, ter conhecimento sobre a saúde de todos os frequentadores da escola.

O projeto deu início no dia 22 de novembro e se estenderá até o mês de dezembro dividido em 2 etapas, a 1º etapa com apenas 10% dos alunos e a 2º com mais 10% dos discentes e avaliar se o processo continua positivo.

Além disso, a equipe ainda testará 20% dos funcionários e pelo menos 1 professor de cada escola.

A 2º etapa do programa já começou, além do CEBC, os próximo dias serão as escolas:

06/12 Escola Municipal Jorge Delano;

08/12 Escola Municipal Marlene Santana; 

13/12 Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães e o Centro Educacional José Amorim (CEJA);

15/12 Escola Municipal Maria da Glória e a  Unidade Escolar Municipal Conveniada.

Por Ascom/PMBC