Barra do Choça ganha novas 60 doceiras

Agricultura, Meio Ambiente e Economia

25/11/2021

Nesta quinta-feira (25), as moradoras do Assentamento Pátria Livre, em Barra do Choça, aprenderam como reutilizar as frutas e verduras na produção de doces, geleias e compotas para a geração de renda mensal.

O curso, ministrado pela professora Ana Curvelo durante a semana, foi o último de doces do ano. Ao longo das aulas, as aprendizes conheceram técnicas de preparo e comercialização de doces, geleias e compotas que levam em sua composição apenas açúcar, frutas e verduras da terra.

Ao todo, já foram capacitadas nos cursos quase 60 mulheres da sede e zona rural, a exemplo do distrito de Barra Nova, onde houve a formação da 3ª turma, na semana passada.

Os cursos são realizados por meio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e das secretarias de Assistência Social e de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri).

Para o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Danilo Rocha, os cursos são de suma importância para cada aprendiz e para as comunidades. “Nosso objetivo é propor uma nova atividade econômica para estas mulheres”, disse.

Bom resultado

A agricultora e agora doceira, Olga Santos, disse que a professora foi bem exigente durante o curso, mas o resultado foi excelente. Além disso, agradeceu a Semagri e a Secretaria de Assistência Social pelo curso oferecido.

“Fizemos esse trabalho com muito prazer, não ficaremos na teoria, vamos pôr tudo isso em prática. Aprendemos a não jogar fora alguns alimentos sabendo que podemos aproveitar tudo. Agradeço a todos pelo apoio e a atenção que a equipe tem tido ao nosso assentamento”, disse a agricultora.

“Essa é uma das principais razões do Departamento de Desenvolvimento Econômico, que atuará com todo o suporte necessário às novas empreendedoras, proporcionando condições para que tenham não só a formação, mas também oportunidades para desenvolver o ofício e ter capital de giro para sua produção”, pontua Danilo.

A coordenadora geral da Assistência Social, Ana Cláudia, ressaltou o mérito da turma e destacou a relevância da certificação obtida por meio do curso, reconhecida em todo o território nacional. “Procuramos, com a iniciativa, valorizar as mulheres profissionalmente para que sejam independentes e possam custear seus próprios gastos”, declarou.

O secretário da Semagri, Crésio Lima, declarou que a iniciativa é parte do projeto para impulsionar a economia local e atingir também as pessoas do campo, em prol de seu desenvolvimento.

“Esperamos que a ação seja propulsora de mudanças na sociedade e na vida dessas mulheres por meio do empreendedorismo”, pontuou Crésio Lima.

A expectativa para 2022 é que 24 novos cursos sejam ofertados à população barrachocense. A ação conta também com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Poções.