Técnicos de enfermagem recebem capacitação hospitalar

Saúde

17/11/2021

A Prefeitura de Barra do Choça, a fim de proporcionar melhor atendimento aos pacientes do município, promoveu, junto a Secretaria de Saúde, a capacitação para o acesso à hipodermóclise para as técnicas de enfermagem do Hospital Municipal.

A enfermeira Bruna Almeida Fernandes, especialista em punção intradérmica, palestrou aos profissionais nesta terça-feira (16) na unidade hospitalar. 

O procedimento da hipodermóclise é uma intervenção simples e segura no tratamento de pacientes que necessitam de cuidados prolongados, com câncer ou de idosos que, após longo tempo de internação, podem ter seu acesso vascular dificultado. 

A técnica ajuda na diminuição dos custos no acesso venoso além de ser uma alternativa que proporciona menos incômodo ao paciente. O método é um contraponto à terapia intravenosa, recurso de infusão de medicamentos diretamente na veia. 

No procedimento da hipodermóclise um cateter é introduzido em uma área entre a pele e o músculo por onde soros, anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros podem ser aplicados.

Os profissionais do hospital municipal têm recebido duas capacitações mensais.