Contagem regressiva: Novo colégio estadual de Barra do Choça deve ficar pronto em nove meses

10/11/2021

O novo Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, que atende a alunos do ensino médio em Barra do Choça, deve ficar pronto em 9 meses. Esse é o cronograma da obra de R$ 21 milhões, uma das mais importantes anunciadas pelo governador Rui Costa, em sua visita à cidade na segunda-feira (8).

Fruto de uma reivindicação do prefeito Oberdan Rocha, com auxílio do deputado estadual Eduardo Salles, junto ao governado Rui Costa e ao secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues, o novo colégio será de tempo integral, com estrutura preparada para desenvolver diversas atividades para além das salas de aula.

O projeto conta com 24 salas de aula, biblioteca, laboratórios, refeitório, teatro equipado com camarim, ginásio coberto, campo de futebol com grama sintética e pistas de atletismo, além de uma piscina semiolímpica que possibilitará aos alunos a prática de inúmeras modalidades de esporte e arte.

Para Priscila Alves, professora da rede estadual de ensino, a chegada da nova instituição é motivo de alegria. “O novo espaço será um avanço para uma melhoria da qualidade de ensino oferecido, pois todos os excelentes profissionais que já atuam no Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz poderão contar com uma estrutura mais adequada para o Ensino Médio”, disse.

O prédio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz possui 11 salas de aula e será doado à Prefeitura para que o município também ofereça ensino em tempo integral. O professor José Willia Prado, vice-diretor do colégio, afirmou que a construção do novo prédio é de extrema importância para a comunidade de Barra do Choça e principalmente para os alunos.

“O motivo disso é que o atual prédio do Dária Viana nunca foi adequado para o porte que ele assume, ou seja, é uma escola de grande porte que recebe anualmente mais de 1.000 alunos, porém com ambiente muito limitado, sem auditório, sala de ciência, quadra coberta. E algumas salas ainda possuem dimensões incompatíveis com as atuais exigências para o Ensino Médio”, comentou.

Além disso, o gestor destacou que a instituição atenderá não somente a formação intelectual dos alunos, mas também suas habilidades esportivas, artísticas, culturais e até mesmo nutricionais, pois com o ensino integral, o colégio deverá garantir o número de refeições compatível com o período em que o aluno estiver no colégio.

Os alunos também receberam a notícia do novo colégio de forma positiva. Tarcísio Rocha, aluno do segundo ano do ensino médio, afirmou estar animado em ver esse projeto sair do papel.

“As expectativas para o novo colégio estadual são altas, porque é empolgante ver a construção de um projeto novo com uma infraestrutura moderna. Todos os serviços que serão oferecidos pela instituição são importantes e farão a diferença na vida dos estudantes que a frequentarão e, de certa forma, todos os serviços fazem parte do processo de ensino-aprendizagem”, disse o aluno.

O novo colégio Dária Viana, de Ensino Integral, será construído no Bairro Alto da Barra, em uma área de 20 mil metros quadrados. De acordo com Jerônimo Rodrigues, secretário de Educação da Bahia, já está sendo feita a terraplanagem do terreno para dar início a construção. A obra será entregue em 2022.