Biblioteca Cultural Enock Ribeiro é inaugurada em Barra do Choça

06/11/2021

Um espaço aconchegante e voltado para a cultura. A nova Biblioteca Cultural de Barra de Barra do Choça homenageia o escritor barrachocense Enock Ribeiro de Oliveira. A solenidade de inauguração ocorreu na tarde desta sexta-feira, (05/11).  O espaço vai funcionar como ponto de apoio para diversas manifestações artísticas: literatura, poesia, prosa, artes plásticas e outras expressões culturais.

O diretor municipal de cultura, Euzébio Oliveira, disse que cultura não é apenas organizar festas em períodos juninos. “É preciso solidificar a cultura começando pelo seu alicerce. É isso que estamos fazendo. Cumprindo, assim, o plano de governo da atual gestão que afirma que as pessoas receberiam esse cuidado”, afirmou Euzébio.

O desejo de Euzébio é que a biblioteca seja um espaço para a discussão de livros importantes. Um lugar onde professores, estudantes, artistas e toda a comunidade local possa recitar poesias, cantar, tocar, conversar e sentir-se em casa.

“Vivemos um momento em que o país passa por uma crise e a juventude está se perdendo nas redes sociais e em aparelhos eletrônicos, a exemplo dos celulares. O papel da cultura é, também, trazer uma esperança de vida a essas pessoas”, concluiu o diretor.

O prefeito Oberdan Rocha participou do descerramento da faixa de inauguração do espaço público. “Parte desse acervo de livros nós encontramos em sacos e jogada em outro prédio público. Fizemos o resgate e através da sensibilidade de Euzébio, viabilizamos esse projeto e hoje temos o prazer de entregar um espaço como esse para a nossa comunidade”, pontuou o gestor.

Outras autoridades participaram da solenidade, a exemplo do vice-prefeito Naelton e do secretário municipal de administração, Erick Fabiano.  O vereador Paulo da Silva Rocha (Paulinho Bateria) representou os seus pares. O edil mencionou que o Poder Legislativo votou recentemente a Lei Aldir Blanc que vai beneficiar dezenas de artistas no município.

E a população já começou a usufruir dos livros disponíveis no acervo. Duas meninas de 11 anos, Cecilia Novaes e Celine Lopes, são as primeiras leitoras do novo equipamento.

“Quando colocamos a primeira prateleira, essas duas meninas começaram a frequentar esse espaço lendo e levando livros para ler em casa. Só em proporcionar isso a elas, o nosso trabalho já valeu à pena”, concluiu o diretor de cultura antes de descerrar a faixa de inauguração da biblioteca cultural Enock Ribeiro.