Mutirão de serviços realiza 157 atendimentos na região de Canudos de Pau Brasil

22/10/2021

O projeto “Cidade em movimento, campo em desenvolvimento” atendeu a região de Canudos de Pau Brasil nesta sexta-feira (22), na Escola Municipal Rogério Gusmão.

A comunidade compareceu para usufruir dos serviços oferecidos pelas secretarias de Assistência Social e Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri) e Conselho Tutelar. Ao todo foram feitos 157 atendimentos.

Foram realizados diversos serviços, como atualização do CadÚnico e novos cadastros, acolhimento no Centro de Referência em Assistência Social (Cras Rural), emissão e agendamento de Registro Geral (RG), isenção para a segunda via de certidão de nascimento ou casamento, cadastro para o programa Identidade Jovem (ID Jovem), carteira do idoso, orientações sobre o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) entre outros.

José Cloves é agente comunitário de saúde no Pau-brasil. Ele disse que quando a “prefeitura vai até as pessoas na zona rural evita que esses moradores se desloquem e gastem tempo e dinheiro”.

Dona Erandir Souza foi fazer o cadastro do Bolsa Família. A moradora fez entrevista e uma das assistentes sociais visitou a dona de casa e confirmou as informações prestadas por ela. “Acho importante essas ações porque facilitam a nossa vida”, disse dona Erandir.

Acesso facilitado

Essas ações são muito importantes porque viabilizam o acesso da comunidade aos serviços públicos. Muitas vezes, os moradores da zona rural não tem motivação e nem condições de ir até a sede. Mas quando o serviço vai até a comunidade, eles têm motivação para procurar o serviço”, informou Joyce Morais, conselheira tutelar.

Já os técnicos da Semagri, fazem triagem para a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento muito importantes em que o homem do campo consegue aprovação em projetos e programas para o melhoramento da produção agrícola.

O secretário de Agricultura, Cresio Lima Júnior e a servidora Oliviana Arruda deram suporte e orientações sobre a emissão de DAPs. Trabalharam em parceria com os técnicos do CadÚnico, pois a base de dados que o governo usa para conceder as declarações é o próprio Cadastro Único.

Conhecedor das necessidades das pessoas da zona rural, o secretário de Assistência Social Flávio Amorim acompanhou o trabalho das equipes durante toda a manhã. Fez visitas a famílias com fragilidades diversas e orientou a equipe no sentido de buscar parcerias para amenizar tais vulnerabilidades sociais.