Membros que farão parte do Fórum Municipal de Educação tomam posse

21/10/2021

Em cerimônia realizada no Centro de Educação de Barra do Choça (CEBC) nesta quinta-feira (21), com a participação do prefeito Oberdan Rocha e do secretário municipal de Educação, Ricardo Amorim, foi dada posse aos membros que farão parte do 1º Fórum Municipal de Educação (FME), criado por meio da Lei N° 413, de 27 de agosto de 2021.

O FME é uma instância de caráter permanente responsável pela coordenação dos processos de construção, revisão e acompanhamento dos planos de educação, e deve representar os mais diferentes segmentos da sociedade, além de ser o canal de comunicação entre a população e o poder público.

No evento no CEBC, foram escolhidos o professor Marcos Viana como coordenador do FME; o professor Saturnino Barbosa, como vice; e a professora Edilma Oliveira, como Secretária.

O mandato dos membros é de dois anos, com possibilidade de recondução por igual período, indicados das seguintes instituições: colegiados, sindicatos, associações, segmentos e outros órgãos que assumem compromisso com a educação.

O prefeito Oberdan Rocha destacou a importância da participação popular através da entidade. “Não é que não tenhamos entendimento para fazer o melhor, mas com a sociedade civil representada de forma eclética, tomaremos decisões que resultarão numa educação cada vez mais democrática e de qualidade”, concluiu o gestor.

O vice-prefeito Naelton  Freitas disse que um dos primeiros passos para que este momento acontecesse foi dado com a aprovação do Plano Municipal de Educação. “Os desafios virão e não serão poucos mas sabemos dos compromissos dos nossos gestores e da contribuição que têm dado aos nossos estudantes”, afirmou Naelton.

Ricardo Amorim, secretário municipal de Educação, disse que o desafio do setor é diminuir as desigualdades sociais. “A educação é um fazer de muitas mãos. E é através dela que faremos uma sociedade justa e mais igualitária”, afirmou Amorim.