Barra Iliminada: lâmpadas de led vão gerar economia de 60%

18/10/2021

As lâmpadas de led que estão sendo instaladas em Barra do Choça, por meio do projeto Barra Iluminada, lançado na sexta-feira (15), vão gerar economia de 60% durante os próximos 20 anos, prazo de duração das luminárias.

De acordo com Antônio Júnior, responsável pela empresa que realiza a instalação das lâmpadas de led em Barra do Choça, as atuais luminárias possuem potência de 250 watts (+ 38 watts do reator, equipamento utilizado no acendimento de lâmpadas fluorescentes).

Já a potência das lâmpadas de led é de 100 watts e sua capacidade de alcance pode chegar a 40% de área iluminada a mais, em relação à convencional.

“Com essa iluminação, temos uma economia de mais de 60% e isso refletirá nos próximos 20 anos, que é a vida útil dessas lâmpadas, enquanto as outras não chegavam a um ano. Isso é símbolo de compromisso com o povo e gestão responsável com dinheiro público”, declarou Júnior.

A previsão é que nos próximos 60 dias, toda a cidade de Barra do Choça (na sede) e o distrito de Barra Nova estejam com lâmpadas de led, segundo informou o prefeito Oberdan Rocha. Os demais povoados serão atendidos posteriormente, de forma gradual.

“Nosso plano de governo é ter responsabilidade com o povo. Essa instalação não é só no centro, mas em todos os bairros para mostrar que olhamos aquele povo que sempre nos acolhe”, pontuou o gestor, ao destacar que a iluminação pública é uma das principais responsáveis pela segurança e conforto nos espaços urbanos, proporcionando vias mais seguras para os cidadãos e suas famílias.

Esse modelo de iluminação pública é um novo passo da gestão em busca do desenvolvimento sustentável e econômico, promovendo valores de preservação ambiental.

O uso das lâmpadas desse novo modelo proporcionará melhor desempenho no dia a dia, visto que os testes de durabilidade e custo-benefício delas são superiores quando comparados a outros tipos de iluminação.

Além disso, as lâmpadas de led são produzidas para não gerarem impactos ambientais após seu descarte, além de serem mais saudáveis aos transeuntes, já que elas não emitem radiação UV e irradiação térmica.

População comenta sobre as lâmpadas de led

A farmacêutica Thaís Santos, que trabalha em uma das ruas contempladas com a lâmpada de led, relatou sobre o impacto da nova iluminação.

“Nosso comércio se torna mais bem visto com esse novo visual, além de aumentar a rotatividade econômica. A extensão para outros lugares é essencial, pois promove maior segurança nos espaços que têm movimento noturno”, afirmou.

Robério Barros, formado em história e responsável por uma farmácia local, comentou sobre a importância de projetos como esse. Para ele, “a iluminação pública representa 50% da segurança pública, um espaço mais iluminado tende a ser menos violento. Já para o comércio, as pessoas circulam mais em ambientes iluminados, por consequência, o comércio tem mais visibilidade e maior venda”, declarou.

Vera Lúcia Santana, comerciante na Praça de Alimentação, também externou sua opinião sobre essa novidade: “Essa iluminação também vai garantir maior economia para nós (comerciantes) e para a para a população, que terá um espaço mais iluminado, de qualidade. As vendas também aumentam, porque a praça se torna mais atrativa para os clientes”.