O desafio de trabalhar a Educação de Jovens e Adultos no noturno

13/10/2021

O coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno do Centro Educacional de Barra do Choça, Marcelo Oliveira, reuniu na semana passada professores, coordenadores, direção e outros funcionários da escola para alinhar os trabalhos desta modalidade de ensino que tem 318 alunos matriculados.

Janete Pereira coordena a Educação de Jovens e Adultos no município. A professora relata as adversidades e comemora os obstáculos superados nesses primeiros meses de gestão. “Quem faz as coisas acontecerem são os professores e a direção nas escolas. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que a Educação de Jovens e Adultos continuem dando certo”, reconheceu Janete.

Marcelo Oliveira conhece bem o desafio de ensinar no período noturno. Ele diz que “trabalhar no noturno é desafiador”. A EJA noturno é formada, na sua maioria, por estudantes trabalhadores. Pessoas cujo direito de estudar lhes foi tirado quando crianças ou adolescentes.  Além do cansaço dos alunos, alguns professores vêm de uma rotina extenuante de trabalho, pois muitos já ensinaram no matutino e vespertino.

Ansioso e convicto, Marcelo não perde a esperança e sabe que trabalhar no noturno é desafiador. Jovem e ansioso, ele usa a característica a seu favor. “Tudo o que me proponho a fazer tem dado certo”, brinca Marcelo.

A professora e coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Maria Lane Sabino, representou o Secretário Municipal de Educação, Ricardo Amorim, no evento. Ela disse que quando os setores falam a mesma língua, os programas e projetos educacionais do município tendem a dar certo. Enquanto a diretora do CEBC, Edilene Oliveira, ressaltava que o projeto interdisciplinar da EJA noturno já tinha dado certo. “É um sucesso!”, concluiu Edilene.