Comunidade participa de elaboração do Plano de Saneamento Básico de Barra do Choça

Cidade

19/06/2021

Mais uma etapa da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi concluída nesta quinta-feira (17/06) na quadra da Escola Municipal Maria da Glória Amorim Cortes. Os participantes foram divididos em pequenas equipes e juntas discutiram os principais problemas de saneamento do município. Ao final das oficinas, um componente de cada um dos grupos resumiu para todos os participantes o que identificou e quais intervenções foram apontadas como possíveis saídas.

O plano de saneamento básico é elaborado de forma participativa e esta é a etapa em que a população fala e é ouvida pelo poder público. O objetivo dessa escuta é o relato dos problemas que mais afligem a população. Dessa forma, algumas adversidades foram identificadas pelos grupos e possíveis soluções elencadas. 

Representantes da Saneando, empresa responsável pela elaboração do documento, supervisionaram as oficinas. Os problemas julgados como prioridades pelos membros das oficinas, foram apresentados e suas possíveis soluções farão parte do documento final. O Plano de saneamento vai se transformar em lei, depois de pronto. 

Autoridades municipais, servidores públicos e membros da sociedade civil participaram deste encontro. O vice-prefeito Naelton Freitas ressaltou que falar de saneamento básico é falar de saúde. “As águas que são jogadas nas ruas acabam danificando a pavimentação e trazendo insetos que causam focos de doenças como a dengue. Por isso é importante se pensar no futuro. E esse planejamento, essa construção do plano de saneamento, é exatamente isso”, concluiu o administrador.

Presidente do Comitê Gestor de Saneamento Básico e secretário municipal de Infraestrutura, Pedrinho Pereira, falou da importância do momento para o município. “A comunidade participar da elaboração deste processo é de suma importância. São as pessoas que vivenciam a falta de saneamento nos seus bairros e, principalmente, nos logradouros mais periféricos”, pontuou Pedrinho. 

Ronaldo Lima, presidente da Câmara de Vereadores, fez parte da mesa de honra e disse já discutir assuntos como o saneamento básico há mais tempo com a embasa e a comunidade. Durante as oficinas foram apresentados pela empresa executora conceitos como o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. 

Como o município foi dividido em dois setores, outras oficinas (com a mesma temática) serão levadas ao Distrito de Barra Nova. Será a oportunidade de as pessoas da zona rural também opinarem, discutirem e sugerirem melhorias no abastecimento e no saneamento de suas localidades. O produtor rural Farlei Amorim representou as pessoas do campo e contribuiu muito para a elaboração desta etapa.

TEXTO: ASCOM/PMBC 

#PMBC #BarraDoChoça #PlanoMunicipal #SaneamentoBasico #Saneando #pmgirs