Novembro Azul - Cuidar da saúde também é coisa de homem!
Infraestrutura
07/11/2023
O Câncer de Próstata é uma doença presente na vida de milhares de famílias, mas que muitas vezes é escondida por conta do preconceito, medo e despreocupação dos homens em cuidar da sua saúde.
Segundo o Ministério de Saúde, entre os anos de 2019 a 2021, foram mais de 44 mil mortes por conta desse tumor. A média é que, a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência da doença. Isso coloca o Câncer de Próstata como o segundo maior causador de morte entre o público masculino, atrás apenas do câncer de pulmão.
Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aderiu à campanha Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata entre os homens, majoritariamente acima dos 40 anos de idade. Por conta da idade e/ou condições genéticas, o tumor tende a avançar de forma silenciosa e, quando esses sintomas são percebidos, muitas vezes a doença já está em estado grave.
Quando chega no estágio mais grave, a doença se manifesta em dificuldade para urinar, necessidade de urinar com mais frequência do que o normal, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores pélvicas ou ósseas. Por isso, a importância de, a partir dos 40 anos, frequentar médicos da área para uma consulta preventiva. Os exames anuais devem se estender até a velhice.
Neste ano de 2023, segundo o Radar do Câncer, mais de 480 mil diagnósticos foram realizados. Felizmente, o tratamento correto e no estágio inicial tornam a cura possível, com mais de 90% de chances do paciente se curar.
Sabendo disso, faça sua parte: mantenha hábitos de vida e alimentação saudáveis, atividades físicas, exposição ao sol de forma segura para elevar os níveis de vitamina D e vida sexual ativa e segura. Junto a isso, é imprescindível que você possa ir ao médico e garantir a orientação profissional adequada e que traga os diagnósticos necessários.
Por Ascom/PMBC